Guia Rápido | low poo e no poo

07:30

Há alguns anos quando eu já estava desistindo de ter cabelo alisado, descobri as técnicas de "low poo" e "no poo" para deixar o cabelo cacheado ainda mais bonito. Quando finalmente tive coragem para abolir a chapinha, esse assunto voltou para minha vida com força total. Resolvi pesquisar em vários lugares, conversar com algumas pessoas que já estavam fazendo essa técnica e principalmente, me convencer de que a espuma não é o fundamentalAs cacheadas vão concordar que nosso cabelo é naturalmente frágil e mais ressecado. E você, já conhece a técnica de lavar sem shampoo? Costuma olhar a composição química na embalagem? Vamos lá com o guia rápido dessa segunda:


Resumão do que é: O no/low poo são técnicas que priorizam a utilização de substâncias mais leves para a limpeza, que tratam o cabelo por completo sem mascarar a saúde dos fios.
As duas técnicas foram divulgadas e popularizadas pela Lorraine Massey, uma cabeleireira que escreveu o livro Curly Girl. Nele, ela sugere o pouco uso do shampoo (low poo) ou o não uso dele (no poo).  Como resultado, o cabelo fica mais natural e bonito.

Low Poo: Nessa prática, é liberada a utilização de shampoos. Desde que esses sejam de caráter leve, não agredindo a fibra capilar. "Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccionato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo".
O uso de produtos que não contém Petrolatos (parafina líquida, vaselina) são liberados. Porque o uso frequente de petrolatos deixa o cabelo com aspecto pesado, cria uma ilusão de saúde e formam uma barreira para a absorção de diversas substâncias presentes nos cosméticos.

No Poo: Diferente do 'low poo', nessa técnica o uso de shampoo é proibido, mesmo que tenham uma fórmula mais leve. Assim "além dos petrolatos, não é utilizado qualquer produto que contenham silicones insolúveis em água, pois esses são só retirados do cabelo com shampoo". A lavagem é substituída pela chamada 'co-wash', feita com condicionadores que não contenham silicones.


Preste atenção: Para essas técnicas evite não use shampoos que contenham Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate e Sodium Laureth Sulfate. No entanto, é sugerido usar os que contém Disodium EDTA, Citric Acid ou extratos de plantas. Além dos que têm Cocamidopropyl Betaine, Dodecyl Polyglucoside
Para os condicionadores é bom evitar os que contém silicones insoluvéisAbuse dos que contém Shea Butter, óleos vegetais, Panthenol (D-Pantenol), Glycerin, Sorbitol, Aloe vera.

Diferença entre os dois: Em um (low) é permitido a utilização de substâncias de limpezas leves, no caso de máscaras, cremes de pentear e outros produtos que contém silicones também podem ser utilizados já que são retirados pelo shampoo. Já no outro (no), produtos com silicones insolúveis não são utilizados


Para complementar a pesquisa de vocês eu separei 5 sites com lista de produtos liberados, grupos no facebook, maiores esclarecimentos sobre as fórmulas. Espero que o guia tenha ajudado nas dúvidas básicas, deixe seu comentário me falando se já conhecia as técnicas e se já aderiu! Beijos beijos, Juju xx 1 2 3 4 5 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ótimas dicas, Ju! Não sabia a respeito dessa técnica e adorei conhecer um pouco mais. Um beijo!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beca <3 Experimente e me diga se gosta! O cabelo fica lindo!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images